Açaí: sim ou não?



Mega consumido no verão e queridinho da galera fitness, o açaí é nutritivo, tem muitos benefícios e um alto valor energético. Apesar de calórico, é super saudável: basta cuidar com os acompanhamentos!

A frutinha é rica em gorduras boas, fibras e antioxidantes. Por isso, o açaí ajuda a diminuir os radicais livres, acelera a renovação celular e melhora a circulação sanguínea. É um ótimo lanche pré-treino (por fornecer energia com rápida digestão). Algumas outras vantagens:

  • O açaí é uma das frutas que têm maior poder contra os radicais livres e que mais fortalecem o fígado, auxiliando  na eliminação de toxinas do organismo
  • Rico em antocianinas, o açaí auxilia na prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, processos alérgicos e doenças neurodegenerativas
  • Favorece a vasodilatação e inibe a peroxidação lipídica, ou seja, previne doenças cardiovasculares
  • Atua na prevenção e controle do Diabetes Mellitus tipo 2, por ser rico em lipídios e fibras e pobre em carboidratos (se comparado a outras frutas). Tem baixo índice glicêmico, ou seja, sua ingestão não causa picos de glicemia e insulinemia
  • Reduz o colesterol total
  • É rico em minerais: manganês (para a saúde dos ossos), magnésio (que atua na geração de energia no corpo) e cálcio (importante para os ossos, nervos e músculos)
  • É fonte de vitamina E, com ação antioxidante e antiinflamatória

Para tirar melhor proveito dos benefícios do açaí, vale comprar a polpa pura (sem xarope de guaraná, que adoça porém dobra o valor calórico) e bater com mel ou banana – ingredientes mais saudáveis e que também vão adoçar na medida. Fuja do leite em pó, leite condensado e outros acompanhamentos que só agregam calorias. Se você gosta de uma tigela de açaí com castanhas ou granola, fique atento ao valor calórico: o lanche pode chegar facilmente a 1000 kcal, e por isso vale por uma super refeição.

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