Brincar para uma infância feliz



Dia 21 de março foi comemorado o Dia Mundial da Infância – e nós aproveitamos a data para trazer algumas dicas sobre a promoção de uma infância feliz e saudável. E os cuidados com as crianças vão além de uma alimentação equilibrada, educação e carinho: o brincar é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos.

Muitos pais e cuidadores tendem a subestimar a importância do brincar nos primeiros anos – mas é justamente através das brincadeiras que as crianças atingem seu pleno desenvolvimento. É nas brincadeiras que os pequenos fazem experimentações, testam possibilidades e conquistam novas habilidades.

As brincadeiras ajudam as crianças a se comunicarem e se expressarem – principalmente na fase da construção da linguagem e expressão verbal. Ao brincar, os pequenos também desenvolvem socialização, criatividade, autonomia, valores, autoimagem e aprendem a expressar sentimentos e desejos.

É importante também que os pequenos tenham momentos brincando sozinhos, momentos com outras crianças e também momentos com a participação dos pais/cuidadores. Além de contribuir para fortalecer o vínculo familiar, a brincadeira junto com os adultos ajuda as crianças na compreensão – do mundo e dos próprios sentimentos -, na construção da empatia e dos conceitos morais.

Não precisa de mais motivos para brincar com as crianças, certo? Desligue a TV, deixe o celular no silencioso e dedique preciosos momentos para estar com os pequenos. Deixe também que eles guiem a brincadeira – na hora de encaixar uma peça, por exemplo, é importante que as próprias crianças testem possibilidades, ao invés de simplesmente obedecer comandos de certo e errado. Depois, conte pra gente nos comentários como foram esses momentos, e também qual a brincadeira preferida dos seus filhos!

Tags: , , , , , , ,

Comentários fechados.