Cuide dos rins!



Os rins exercem papel fundamental no nosso organismo: são eles que filtram o sangue e eliminam substâncias nocivas (como amônia, ureia e ácido úrico) e mantêm o equilíbrio de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e etc), além de manter o pH sanguíneo e atuar na produção de hormônios. Por isso, na semana em que celebramos o Dia Mundial do Rim (10/03), a gente traz um alerta: você sabe cuidar bem dos seus?

O primeiro cuidado que você deve ter é com a alimentação. Ingerindo mais vegetais frescos (incluindo uma boa variedade deles crus) e preferindo alimentos integrais aos refinados, você já contribui – e muito – com as funções renais. Alguns exemplos que devem fazer parte do seu prato diariamente: raízes e sementes (ricas em sais minerais), folhas verdes (couves e alfaces), vegetais crucíferos (como repolho e brócolis), ervas verdes (chá verde e salsa) e frutas cítricas (como limão, laranjas e tamarindo).

Não se esqueça também de beber muita água! Seu corpo necessita de mais ou menos 2 litros de água diariamente – e os líquidos são fundamentais para o bom funcionamento dos rins.

Vale também limitar a quantidade de proteínas de origem animal, ricas em purinas, que se convertem em ácido úrico nos rins. Lembre também de reduzir o consumo de sal, açúcar refinado, doces processados, massas refinadas, gorduras animais e praticar atividades físicas moderadas e regulares.

Caso você faça parte do grupo de risco para doenças renais (hipertensos, diabéticos, idosos com 60 anos ou mais, obesos mórbidos ou com histórico familiar de problemas nos rins), procure um nefrologista. O checkup envolve exames simples (de sangue e de urina) e é fundamental para diagnosticar qualquer problema com esses órgãos.

Lembre-se: manter uma boa função renal contribui para uma saúde de ferro!

Tags: , , , , ,

Comentários fechados.